- Deivis Mergen
- 1 de mai.
- 2 min de leitura
Nossa Engenheira Alana Huppes participou da REVISTA AZ IMÓVEIS OUTUBRO 2024, falando um pouco sobre a revolução da construção civil em Chapecó.

Nos últimos anos, o steel frame tem conquistado um espaço significativo no cenário da construção civil. Este método construtivo, que utiliza estruturas de aço galvanizado, destaca-se pela rapidez, eficiência e sustentabilidade. O steel frame, também conhecido como construção em aço leve ou light steel frame, é um sistema composto por perfis de aço galvanizado, que são montados e fixados entre si para formar a estrutura da edificação. Esses perfis são leves, resistentes e precisos, o que possibilita uma montagem ágil e precisa. Diferentemente dos métodos tradicionais de construção, que dependem de materiais pesados como tijolos, concreto e blocos cerâmicos, o steel frame elimina a necessidade de mão de obra intensiva.
Como resultado, observa-se uma redução significativa no tempo de execução da obra e na geração de resíduos, tornando o processo construtivo mais limpo e eficiente. A principal diferença entre a construção em Light Steel Frame (LSF) e outros métodos é o nível de industrialização que este sistema proporciona.Através de um processo industrial avançado, é possível produzir materiais com maior resistência, acabamento impecável e alta durabilidade, resultando em um produto final de qualidade superior.
Em todas as etapas da construção, a utilização de água é mínima, o que contribui para a sustentabilidade do processo.
Esse sistema versátil pode ser empregado na montagem de edificações de diversos tipos, como residências, escritórios, hospitais, escolas, edifícios comerciais e residenciais – tornando-se uma solução moderna e eficiente para atender às demandas contemporâneas da construção civil.
Benefícios do Steel Frame
Agilidade na construção, até 50% mais rápido em relação ao sistema tradicional
Ambientes sem umidade e mofo;
Isolamento térmico;
Isolamento acústico 4x mais eficiente que o sistema tradicional;
Sem trincas na fachada;
Material pré-fabricado de alta tecnologia, sistema totalmente industrializado;
Facilidade nas instalações hidráulicas e elétricas;
Fidelidade precisa no orçamento;
Obra limpa;
Alta resistência às intempéries e pragas; manutenção reduzida;
Leveza. “Ao considerarmos o CUSTO das construções em Steel Frame, observamos que ele se torna bastante competitivo em comparação a outros métodos construtivos, principalmente devido à rapidez na execução. Isso é ainda mais evidente com a disponibilidade de diversos fornecedores nacionais, além do aumento dos custos de mão de obra em alvenaria, especialmente após a pandemia.”
— Alana Huppes
Comments